;

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ciclismo: Clube iguatuense homenageia Martim Lutero

Arquivo

O clube de ciclismo criado em Iguatu, em março deste ano, está homenageando o jornalista e radialista Martim Lutero, um dos mais célebres comunicadores do rádio que atuou na Região Centro-Sul por mais de 20 anos. Martim Lutero, jornalista paraibano nascido em Campina Grande, reconhecido pelo seu talento e criatividade, foi um dos repórteres mais comentados, com passagem por várias emissoras do interior do Ceará, tendo trabalhado inclusive em Fortaleza, na rádio AM do Povo, e atuado no sistema Jangadeiro, como repórter da sucursal aqui no Centro-Sul e na Rádio Progresso de Russas.

O clube começou por acaso quando o técnico em eletrônica, empresário do ramo de aluguel de som, Francisco Epifânio Chaves, ‘Chico do Badão’, iniciou a atividade praticando ciclismo. Ele disse que pedalar sempre foi um hábito saudável e uma opção para aliviar o estresse. Depois vieram outros adeptos, e hoje o clube já conta com 20 participantes. Francisco usa sua própria residência, na Rua Nelson de Souza Alencar, bairro Cocobó, para reunir o grupo e escolher os roteiros de viagem. Até hoje a viagem mais longa feita de bicicleta com 8 participantes para Juazeiro do Norte. Eles já percorreram mais de 1.000 quilômetros sobre duas rodas pelas trilhas do Centro-Sul e outras regiões. Usam bicicletas especiais, equipadas e escolhem finais de semana e feriados para as aventuras.

A ideia de homenagear o jornalista Martim Lutero (de saudosa memória) surgiu em julho deste ano. A sugestão foi dada pelo fundador do clube, Francisco Epifânio, que conviveu e trabalhou com o jornalista que morreu há cinco anos, vítima de hepatite ‘C’. Francisco Epifânio disse que sugeriu o nome do radialista, mas a escolha foi um consenso e uma unanimidade no grupo, tendo recebido inclusive o aval da família de Lutero, que hoje reside no Crato. Depois da escolha do nome, uma das primeiras viagens foi exatamente para a cidade de Crato, quando os ciclistas fizeram uma visita surpresa à família do radialista.

Eles são adeptos do ciclismo, defensores da natureza e amantes de um esporte em ascensão na Região. O publicitário Wandenberg Belém e o design gráfico Jeferson Mourato também são integrantes do clube. Eles normalmente pedalam em grupo, produzem imagens dos locais por onde passam, divulgam o ‘ciclismo’ e já criaram até um blog na internet (http://www.clubedeciclismo.blogspot.com/ ) para publicar as fotos, vídeos e difundir o esporte para outros simpatizantes e praticantes.



J. Guedes/Repórter
Foto: Odazin Lessa
Jornal A Praça

Nenhum comentário:

Postar um comentário